domingo, 8 de maio de 2011

No origami o tempo é o senhor da razão

O origami é feito de papel, mas não apenas de papel. É feito também do tempo.

Nos tempos que passamos e vivemos de máquinas, queremos tudo no próximo segundo seguinte. Mas o origami não é feito de máquinas, mas de mãos que dobram um papel, de um artesão, de um artista, pois, como todo artesanato, não é fruto da frieza das máquinas, mas do coração e da energia das mãos que o faz.

Diferentemente das máquinas, um artista é um ser, um ser que vive num tempo e não é o senhor deste tempo. É normal e compreensível que os clientes peçam descontos pela maior quantidade solicitada, pois nasceram na era das máquinas. Mas as máquinas enganam o tempo, pois são construídas para que, no mesmo espaço deste tempo, produzam a mesma peça em quantidades maiores e crescentes.

O artista do origami não é uma maquina, assim como todos os outros que fazem artesanato não o são. Ele não pode enganar o tempo. O tempo é o seu senhor. E este senhor coloca uma série de questões que você, como ser humano, bem conhece: cansaço, fome, sede, sono, e aí vai. Então, quando o artista do origami é solicitado a fazer algo mais complexo ou o mesmo modelo em mais quantidades, ele não vai ter menos trabalho, ele vai ter mais trabalho! Inclusive, vai ter mais trabalho para manter a qualidade do trabalho artístico em cada peça!

Então, não cabe descontos a pedir numa peça artesanal, isso não faz sentido!!Você já pensou em pedir desconto para comprar uma quado de Leonardo da Vinci, que é feito apenas de uma tela e tintas e pode ser copiado por outras pessoas?



2 comentários:

  1. Super concordo com voce bella!!

    Origami é um trabalho artistico jamais devemos pedir desconto assim como fotografia!


    bjinhus

    ResponderExcluir
  2. É por isso q sou sua fã, Manu ;) é por isso q futuramente vc vai ganhar um monte de mimos ;)Bjos, querida!

    ResponderExcluir